Dica cultural: servidor do TRT5 conduzirá recitais de poesia na Flipelô, de 8 a 10/8

O escritor Valdeck Almeida de Jesus, servidor da Coordenadoria de Recursos de Revista do TRT5, conduzirá nos dias 8 a 10 de agosto os recitais de poesia do Coreto Literário da Praça da Sé, atividade integrante da 3ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). Os recitais acontecerão das 16h às 18h nestas datas, e a Flipelô ainda terá debates com escritores, sessões teatrais, musicais, exposições e uma rota gastronômica. A programação completa pode ser conferida no site www.flipelo.com.br.

Valdeck Almeida, que também é jornalista por formação e já tomou parte de vários encontros literários, diz que se sente honrado com o convite da Flipelô: “É um desafio participar desse evento, poder mostrar as intervenções artísticas, como as que realizamos dentro dos bairros de Salvador, nas regiões periféricas, e que são essenciais para levantar uma provocação no público sobre os problemas sociais”. O  autor é conhecido pelo perfil de valorização da poesia marginal. “Trarei obras autorais conhecidas, que mexem com a estrutura social, propondo novas narrativas”, conta.

O EVENTO – A Festa Literária Internacional do Pelourinho, realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado e pelo Serviço Social do Comércio de 7 a 11 de agosto, prestará nesta edição uma homenagem ao poeta baiano Castro Alves e contará com grandes personalidades nacionais e internacionais. Confira abaixo alguns dos destaques:

Sábado - 10/8

14 horas
Mesa de debate – (In)visibilidades sociais: a literatura como espaço de vozes historicamente silenciadas.
Ana Maria Gonçalves (SP) – Autora de “Um defeito de cor”
Itamar Vieira Junior (BA) – Autor de “Torto arado” - Prêmio Leya (Portugal) de Literatura 2018
Mediadora: Rosinês Duarte (BA)

16 horas
Com a palavra o escritor
Ignácio de Loyola Brandão (SP) - Autor de “Não verás país nenhum” e de “Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela” (2018) 
Mediador: Rodrigo Casarin (SP)

18 horas
Mesa de debate – Jorge Amado e Érico Veríssimo: do Brasil para o mundo
Josélia Aguiar (SP)  - Autora de "Jorge Amado – Uma Biografia"
Carlos Minchillo (SP)  - Autor de “Érico Veríssimo, Escritor do Mundo” 
Mediador: James Martins (BA)

Domingo 11/8

15h30
Mesa de debate – Assista a esse livro
Edney Silvestre (RJ)
Mariana Ximenes (SP)
Ricardo Linhares (RJ)
Mediador: Ricardo Ishmael (BA)

Secom TRT5 (Juliani Rodowanski, sob supervisão de Franklin Carvalho) - 30/7/2019