Obras no acervo da Biblioteca enfocam fake news e outros desafios da tecnologia

A tecnologia não é mais um assunto restrito a profissionais especializados e hoje interessa a toda a comunidade usuária dos equipamentos e da internet. Atenta a essa realidade, a Biblioteca Ministro Coqueijo Costa, no TRT5, disponibiliza uma lista de títulos que enfoca os impactos das inovações nos ambientes de trabalho e os dilemas do mundo cada vez mais virtualizado.

Dentre os livros o destaque é “Fake News: a conexão entre a desinformação e o Direito”, no qual o coordenador Diogo Rais explica que as notícias falsas ganham espaço em virtude do acesso às grandes redes e da busca cada mais vez mais massiva por informações. Outras sugestões são “Direito das Nanotecnologias e o Meio Ambiente do Trabalho”, de Maurício de Caravalho Góes e Wilson Engelman; “Herança Digital no Brasil”, de Gustavo Santos Gomes Pereira, “Direito, Inovação e Tecnologia”, sob a coordenação de Gilmar Ferreira Mendes; e “Regulação de Serviços de Internet, Desafios da regulação de aplicações Over-The-Top (OTT)” de Victor Oliveira Fernandes.

O leitor também pode encontrar artigos como “Um Olhar crítico sobre o Teletrabalho”, de Adriana Bitencourt; “Nanotecnologia: o dever de informar”, de Antônio Carlos Efing; e “Algoritmo: o risco da decisão das máquinas” de Dierle Nunes.

A chefe do Departamento de Divulgação Jurídica, Silene Bahia Caldas (foto), destacou a importância de a própria biblioteca estar na internet, com o seu acervo acessível para pesquisa, no endereço eletrônico https://biblioteca.trt5.jus.br.

Além de facilitar o conhecimento sobre o material adquirido pelo TRT5, isso permite mais retiradas, uma vez que leitores e administradores visualizam a disponibilidade de cada obra e planejam melhor os empréstimos e renovações.

Além disso, a Biblioteca tem adquirido conteúdos veiculados em plataformas digitais, facilitando o acesso dos usuários, mesmo os mais distantes, a exemplo da plataforma digital da LTR (LTR DIgital) e do SínteseNet Jurídico, dentre outras aquisições que serão efetuadas. Já está aberto o Proad para a Revista dos Tribunais on line e em andamento a confecção do Termo de Referência para a Fórum Digital.

O atendimento na unidade é feito presencialmente, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Além dos empréstimos diretos ao interessado, as obras também são enviadas para outras unidades da capital e do interior, por malote. As reservas para este fim devem ser feitas um dia antes da remessa, e são aceitas somente até as 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3319-7425.

Secom TRT5 (Bernardo Carvalho, sob supervisão de Franklin Carvalho) - 16/9/2019